Instrumentos de Medição ,Decibelimetro.

Dose de Ruído

O método de Dose de Ruído é uma variação do Nível de Som Contínuo Equivalente, medido para toda a jornada de trabalho. Existem duas diferenças entre o Leq e a Dose de Ruído:
- o medidor de Dose de Ruído, chamado de dosímetro, é um pequeno aparelho que o trabalhador transporta (no bolso da camisa ou preso na cintura) durante toda a jornada de trabalho, com o microfone instalado no abafador de ouvido.
- enquanto o Leq expressa o ruído em dB, o dosímetro apresenta a medida como uma porcentagem da exposição diária permitida. Caso esse limite seja fixado em 90 dB (A) (em alguns países 85 dB(A)), é calculado o Leq para 8 horas e o medidor acusa a porcentagem da exposição a que foi submetido o operário : se 100 %, equivale que o nível de ruído do ambiente está no limite permitido.

Dessa maneira, o aparelho mede a verdadeira exposição do operário, pois ele acompanha continuamente todos os ruídos que atingiram o operário durante a jornada, fornecendo, no final do dia, o valor médio.
Por isso, a medição do ruído através da dose de ruído é considerada a forma mais precisa de se avaliar o risco do trabalhador.


Medição de Sons de Impacto
Os critérios de risco auditivo devido a sons de impacto ainda não estão totalmente definidos. As Normas Internacionais ISO sugerem com aproximação para medição de sons gerados por martelos e rebitadeiras, o nível medido em dB na curva "A", com resposta lenta, acrescido de 10 dB. Esse critério não é preciso, principalmente para impactos maiores como martelos pneumáticos, britadeiras, prensas hidráulicas, etc., fazendo com que outros métodos sejam aplicados em muitos países. Muitas normas nacionais (como a ABNT) adotam a resposta rápida "fast" com a curva "A" ou "C". Algumas Normas Nacionais já estão adotando os limites de ruído de impacto em termos da constante de tempo para "impulso" (0,035 s). Os medidores de nível de ruído mais sofisticados do mercado já possuem a escala impulso.
Outra maneira de medirmos o som de impacto é usar a escala "valor de pico": trata-se não mais da medição da pressão média quadrática RMS em um determinado tempo, mas sim o valor máximo atingido pela pressão sonora durante a medição. Ensaios mostram que o ouvido humano não pode suportar níveis de impacto superiores a 140 dB(pico).






Conclusão
Neste trabalho foi apresentado os danos que o ruído em excesso traz a saúde, montando um experimento simples temos a finalidade em medir a voltagem e a freqüência. Através do mesmo verifica-se que existe diferentes amplitudes para as variadas faixas de freqüência sonora.
Utilizando o gerador de função juntamente com um alto-falante na entrada de sinal nota-se que o som produzido varia de grave à agudo com o aumento da freqüência. Sabe-se através da teoria que o som também varia sua intensidade de acordo com os aparelhos utilizados, produzindo um sinal mais forte ou mais fraco.
Com o microfone montado no circuito percebe-se que o circuito é muito sensível a qualquer tipo de som. Desde uma batida na mesa até a própria conversação entre os elementos do grupo. Devido as más condições de medição acredita-se que deve haver diferenças exageradas nos valores expressos. Isso pois não foi feita a medição em um laboratório de acústica e vibrações no qual diminui-se significativamente os fatores externos no qual não pode-se controlar, mas pode-se minimizar a sua atuação.
Existem várias modelos de medidores de pressão sonora, disponíveis no mercado, como decibelímetros e dosímetros. Devido a importância desses aparelhos, devem ser observado a qualidade dos aparelhos, utilizando preferencialmente aparelhos que atendem as normas internacionais.
Bibliografia

www.feiradeciencias.com.br/sala10/10_T01.asp ;
www.ajc.pt/cienciaj/n23/avulso8.php;
wwwserver.fsc.ufsc.br/~inspb/transp1.html;
www.saudepublica.web.pt/Educação/ruído.htm;
www.acital.com.br/prod_decibel.html;
www.multitecmed.com.br/Instrumentos/ICEL/DL_.4090.htm;
www.cardiotocografo.com.br/in-decibelimetros.htm;
wwwp.feb.unesp.br/jcandido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

conteúdo site

Serviços (10) O que é o LTCAT. (3) Doenças Ocupacionais. (2) Quero ganhar dinheiro na internet (2) Acidente com Eletricidade. (1) Acidente do trabalho (1) Acidente em Eletricidade (1) Botina de Segurança Com C.a (1) Corpo estranho nos olhos ( trauma ocular ocupacional). (1) Curso Em Ambiente Com Solda (1) Curso de 1° Socorros (1) Curso de Brigada de Incêndio (1) Curso de NR 10. (1) Curso de criar sites (1) Curso para Cipeiros (1) Desinfecção ( álcool) (1) Desinfecção e Esterilização. (1) Dinheiro na internet (1) Dinheiro na internet com Afiliados. (1) Epis para contruçãso Civil. (1) Equipamento de Proteção Individual. (1) Luvas de Raspa com C.A. (1) MANUSEIO DO LIXO DOMICILIAR (1) MANUSEIO DO LIXO DOMICILIAR EM EDIFICAÇÕES - Depósito Temporário de Lixo (1) MANUSEIO DO LIXO DOMICILIAR EM EDIFICAÇÕES - PROCEDIMENTOS/ PENALIDADES/ DISPOSIÇÕES FINAIS. (1) Medida de Controle para Depilação. (1) Medida de Controle para Esteticista (1) Movimentação Interna /T ubo de Queda/ Porta - Caçamba/ (1) NR (5) cipa passo a passo (1) NR 2 - INSPEÇÃO PRÉVIA (1) NR 3 - EMBARGO OU INTERDIÇÃO (1) NR-1 Disposições Gerais (1) Não deixe lixo praia (1) O dominio co.cc foi banido das busca Google.......... (1) O que é PPP? (1) O que é PPRA. (1) O que é dominio. (1) O que é o Laudo do PPRA. (1) Pedicure e Podólogo. (1) Procedimento de Segurança Manicure (1) Processo de esterilização. (1) Práticas de esterilização. (1) Qual o objetivo do PPRA. (1) Tipos de Inspeção (1) Vantagens da Reciclar ( Resíduos Orgânicos ) (1) Vias de Tráfego em Condomínios Abertos (1) ganhar dinheiro com afiliados. (1)