Elaboramos LTCAT

LTCAT - Laudo Técnico de Controle do Ambiente de Trabalho

  Laudo Técnico de Controle do Ambiente de Trabalho - é um documento que retrata as condições do ambiente de trabalho de acordo com as avaliações dos riscos, concluindo sobre a caracterização da atividade como especial expedido por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho. (art 58, parágrafo 1º, Lei 8.213/91).


OBS.:

O que é o LTCAT e qual a sua origem

O LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho) tem origem na legislação previdenciária e visa documentar o resultado das avaliações ambientais, com base nesta legislação. Ou seja: no Decreto 3048/99 em seu Anexo IV. Tem por objetivo averiguar se o empregado segurado tem direito ou não a ATIVIDADE ESPECIAL.
O LTCAT tem sua origem na Lei 8213/91 da Previdência Social no primeiro parágrafo do artigo 58, com redação dada pela Lei 9.732 de 11/12/1998, devido à necessidade do INSS em estabelecer critérios de verificação das condições do ambiente de trabalho das empresas para fins da concessão de beneficio da aposentadoria especial.
O LTCAT é um parecer circunstanciado e conclusivo das condições ambientais a que o funcionário foi exposto, devendo, contudo, refletir a realidade no momento da consecução da vistoria. O laudo tem a função de dispensar a vistoria do INSS, no entanto, se incompleto, lacunoso ou duvidoso ensejará a vistoria in loco pela fiscalização.
Sendo o LTCAT uma declaração pericial, deve demonstrar o reconhecimento dos agentes nocivos e discriminar a natureza, a intensidade e a concentração dos mesmos. Deve ainda identificar as condições ambientais de trabalho por setor ou processo produtivo e registrar as avaliações quantitativas e qualitativas dos riscos, por função, por grupo homogêneo de exposição ou por posto de trabalho.

Quem pode elaborar o LTCAT?
O LTCAT por determinação da legislação previdenciária deverá ser assinado por engenheiro de segurança do trabalho ou por médico do trabalho, indicando os registros profissionais para ambos.

Atendimento.
www.consultoriasiao.com.br
email: consultoriasiao@hotmail.com
Tel: 3847-9203/7505-5462

conteúdo site

Serviços (10) O que é o LTCAT. (3) Doenças Ocupacionais. (2) Quero ganhar dinheiro na internet (2) Acidente com Eletricidade. (1) Acidente do trabalho (1) Acidente em Eletricidade (1) Botina de Segurança Com C.a (1) Corpo estranho nos olhos ( trauma ocular ocupacional). (1) Curso Em Ambiente Com Solda (1) Curso de 1° Socorros (1) Curso de Brigada de Incêndio (1) Curso de NR 10. (1) Curso de criar sites (1) Curso para Cipeiros (1) Desinfecção ( álcool) (1) Desinfecção e Esterilização. (1) Dinheiro na internet (1) Dinheiro na internet com Afiliados. (1) Epis para contruçãso Civil. (1) Equipamento de Proteção Individual. (1) Luvas de Raspa com C.A. (1) MANUSEIO DO LIXO DOMICILIAR (1) MANUSEIO DO LIXO DOMICILIAR EM EDIFICAÇÕES - Depósito Temporário de Lixo (1) MANUSEIO DO LIXO DOMICILIAR EM EDIFICAÇÕES - PROCEDIMENTOS/ PENALIDADES/ DISPOSIÇÕES FINAIS. (1) Medida de Controle para Depilação. (1) Medida de Controle para Esteticista (1) Movimentação Interna /T ubo de Queda/ Porta - Caçamba/ (1) NR (5) cipa passo a passo (1) NR 2 - INSPEÇÃO PRÉVIA (1) NR 3 - EMBARGO OU INTERDIÇÃO (1) NR-1 Disposições Gerais (1) Não deixe lixo praia (1) O dominio co.cc foi banido das busca Google.......... (1) O que é PPP? (1) O que é PPRA. (1) O que é dominio. (1) O que é o Laudo do PPRA. (1) Pedicure e Podólogo. (1) Procedimento de Segurança Manicure (1) Processo de esterilização. (1) Práticas de esterilização. (1) Qual o objetivo do PPRA. (1) Tipos de Inspeção (1) Vantagens da Reciclar ( Resíduos Orgânicos ) (1) Vias de Tráfego em Condomínios Abertos (1) ganhar dinheiro com afiliados. (1)